Abrir Menu Mobile

F.A.Q

Perguntas Frequentes

É um método de diagnóstico por imagem em real time (tempo real). A imagem obtida pelo aparelho é transportada para o televisor, a partir dos movimentos em tempo real. É rápido, eficaz e de baixo custo. Utiliza-se métodos de som, com tecnologia bidimensional e tridimensional (complementar).

Não causa absolutamente nenhuma dor, já que é um exame de superfície corporal, incluindo os exames cavitários. No caso do ultrassom transvaginal, não há dor ou incômodo, pois é um canal natural. No ultrassom transretal, não existe dor mas causa incômodo, o qual é indicado para o sexo masculino, na avaliação da próstata. Outro exame que pode causar incômodo, sem dor, é do aparelho digestivo, feito por via oral.

Pode. Não há contraindicação. É uma das grandes vantagens do ultrassom, não existem restrições já que trabalha com onda sonora, que é natural. Todos os animais utilizam som para se comunicar. É uma condição totalmente inócua para qualquer ser vivo, considerando o modelo atual para diagnósticos.

Depende do exame, mas geralmente em torno de 15 minutos. Contudo, existem exames que duram em média 1 hora, como por exemplo, dos membros inferiores para avaliação das varizes. Exames morfológicos de fetos mal formados também são prolongados.

A ultrassonografia é fundamental para a saúde da mulher. Aplica-se, por exemplo, na mulher não grávida para avaliação ginecológica (doenças do útero, patologias do endométrio, do colo uterino, do ovário, das trompas e mamas). Rastreia e diagnostica doenças benignas e câncer ginecológico, como o câncer de mama.

É possível dividir a obstetrícia em antes e depois da ultrassonografia. Antes, a obstetrícia era feita às escuras. Os médicos e a mãe não tinham informações concretas sobre a saúde do bebê. O crescimento do feto era acompanhado por suposições. Hoje, com ultrassom, é possível examinar o feto como se ele fosse um paciente já nascido. Daí que a ultrassonografia obstétrica e morfológica fetal tem aplicação popular crescente.

Depende. Por exemplo, para se fazer um exame obstétrico, não é necessário nenhum preparo. Já na ultrassonografia do abdómen superior para avaliação da vesícula, recomenda-se o jejum de seis a oito horas para que o órgão se apresente distendido, e no ultrassom da bexiga o ideal é beber bastante água. São recomendações simples e práticas.

De maneira alguma. O exame é totalmente inócuo, ou seja, não provoca nenhum prejuízo para o paciente e nem para o médico examinador.

Basicamente todo tipo de exame de ultrassom. Pratica-se a Ultrassonografia Geral, a pesquisa em Reprodução Humana, passando pela Ultrassonografia Ginecológica da mulher, até toda a avaliação da gravidez e feto, além da avaliação do abdómen, musculoesquelético, vascular e oftalmológica.
São eles pélvica, obstétrica, mama, tireoide, transfontanella, abdome superior, via urinárias, articulações, duplex scan, carótidas, dopplerfluxometria obstétrica, doppler em gera, ecocardiografia fetal, bolsa escrotal, craniana, morfológico fetal, próstata biópsia, biópsia guiadas por ultrassom, emissões otoacústicas, perfil biofísico fetal, videocolposcopia, videopeniscopia, mamografia, densitometria e videohisteroscopia diagnóstica.
Desta forma, são realizados exames ultrassonográficos em homens, mulheres, crianças, atingindo todas as idades.